O que são doenças emergentes e reemergentes
Fernanda Marques
Fernanda Marques
Uma pneumonia atípica tem afetado a população do Amazonas. Já foram registrados em Manaus mais de 50 casos da doença. Ela surgiu há cerca de três anos, mas ainda não se sabe qual é sua origem nem o microrganismo causador. Tudo leva a crer, portanto, que se trata de uma doença emergente. "Doenças emergentes são aquelas que não tinham significado no passado e em determinado momento surgem como novas, pois são causadas por agentes etiológicos desconhecidos. Foi o caso da Aids: o vírus HIV era diferente de tudo o que já se tinha visto", explica o médico Luciano Medeiros de Toledo, diretor do Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane (CPqLMD), unidade da Fiocruz em Manaus.
"Definir doenças emergentes não é tarefa das mais fáceis. Trata-se de um conceito amplo e dinâmico", afirma o médico Eduardo Costa, assessor da Presidência da Fiocruz e ex-secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Em linhas gerais, pode-se dizer que são moléstias transmissíveis causadas por bactérias ou vírus nunca antes descritos ou por novas formas infectantes geradas a partir de mutações em um microrganismo já conhecido. É possível ainda que sejam causadas por um agente que já parasitava animais e depois começou a infectar também o homem.
Além disso, uma enfermidade pode ser considerada emergente quando passa a ter novas distribuições, como uma moléstia que só atingia as crianças e começa a acometer também os idosos ou uma doença, antes restrita a um único país, que se espalha por todo o mundo. "Uma doença emergente clássica é a gripe espanhola. Até hoje não se chegou a um consenso sobre sua origem. Tudo o que se sabe é que, em um intervalo de mais ou menos três anos, ela fez um número enorme de vítimas em várias partes do mundo. E depois desapareceu", exemplifica Costa.
A gripe espanhola sumiu. Mas existem moléstias que aparecem, são controladas e, passado um tempo, voltam a ameaçar a população. Estas são as doenças reemergentes - aquelas que são conhecidas de longa data e, de repente, têm sua incidência aumentada por causa de uma série de fatores, como urbanização desordenada, degradação do meio ambiente e desigualdade social, entre outros. "Um exemplo é a malária nas regiões Norte e Nordeste. Ela se tornou um problema na época do ciclo da borracha, ficou sob controle por um período e depois ressurgiu de forma intensa nos anos 70", lembra Toledo.
Dengue, febre amarela e hepatite C estão no grupo das moléstias emergentes e reemergentes, ao qual também pertencem doenças que só mais recentemente passaram a freqüentar as manchetes dos jornais. É o caso de uma gripe que surgiu em patos e galinhas nos últimos dois anos e que, no início de 2004, matou mais de 20 pessoas na Ásia. O supervírus responsável pelo problema surgiu no sul da China e ainda se mantém longe do Brasil. No entanto, infelizmente, nosso país assiste à emergência e à reemergência de outras doenças relativamente desconhecidas. E, nos últimos meses, algumas dessas enfermidades - como a raiva transmitida por morcegos hematófagos, a hantavirose e a febre maculosa - espalharam medo entre a população de certas cidades brasileiras.
No final de maio, a hantavirose deixou três mortos na cidade de São Sebastião, no Distrito Federal, e, no início de junho, mais dois óbitos por causa dessa doença foram registrados em Goiás, nos municípios de Cristalina e Pirenópolis. Pouco depois, três pessoas da mesma família faleceram em Mauá, na Grande São Paulo, após contraírem o microrganismo causador da febre maculosa.
Além disso, em março deste ano, 15 pessoas morreram no município de Portel, na Ilha de Marajó, no Pará, vítimas do vírus da raiva transmitido por morcegos que se alimentam de sangue. "A raiva em Portel se caracteriza como uma doença reemergente que se manifesta sob a forma de um surto epidêmico - a doença não está sendo transmitida através da mordida de cães. Possivelmente, as graves modificações ambientais que vêm ocorrendo nesse município expliquem o aumento dos ataques de morcegos à população humana", comenta Toledo.
Disponível em: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1001&sid=12
Acesado em abril de 2011
CEDC, Ciep89, CESB, Adila, Porfessora de Biologia, turmas de 1º, 2º e 3º anos
ResponderExcluirdo ensino médio
Estamos vivendo uma epoca de globalização das comunicações e das doenças...Elas se espalham muito rápido pelo mundo todo. Será que estamos preparados para encarar estas doenças? Qual o papel da educação no combate às doenças? Será que você ja contariu alguma doença reemergente?
Vamos começar por ai?
CEDC, Ciep89, CESB, Adila, Professora de Biologia, turmas de 1º, 2º e 3º anos
ResponderExcluirdo ensino médio.
Será que você ja teve uma doença emergente ou reemergente? Será que estamos preparados para estas doenças? Será que estas doenças têm algum papel na evolução da espécie humana? qaul seria este papel?
colégio estadual duque de caxias
ResponderExcluirAlexandre luiz cruz da silva nº2 t:2004
pois doenças infecciosas transmissíveis como a dengue que matam, que e conhecida pela população são mais elevadas a mortalidade por ser uma doença reemergente.A questão da emergente uma doença que e desconhecida pela população o hantavírus encontrado em ratos silvestres.
simplismente em mundo onde a globalização e o centro de td mais a sociedade fica a merce da sociedade
CEDC
ResponderExcluirArthur da Silva A. Rocha -- N° 3 -- T: 2002
Eu acho que com a globalização as pessoas tem uma facilidade maior de viajar com uma determinada doença, causando assim uma dificuldade maior para poder fazer com que aquela doença fique estinta.
Eu acho que as pessoas deviam litar mas contra as piores doença, assim faria com que as doenças que podem causa a morte acabem de uma vez que é o caso da dengue. Se todos colaboraçem dava pra fazer com que a dengue acabace no mundo, mas como tem aqueles que tem uma classe social diferente alguns não colaboram, não estou falando so dos ricos não, tem alguns com classe social mas baixa q também não tão nem ai para a doença.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOla meninos, vc esqueceram de comentar o post de um colega !!!
ResponderExcluirColégio Estadual Duque de Caxias
ResponderExcluirAna Carolina da Silveira Pinheiro - N°2 - Turma:2002
Estamos vivendo em épocas que as pessoas se loco movem para todos os lados (isso se chama globalização), e assim trazem a doença para o país que ali estão. E com o recebimento daquela determinada doença no país, a medicina fica anos tentando criar um combate a ela.
Com isso a população deve ter certas precauções, para que não contraiam aquela determinada doença.
Dengue é um exemplo de doença que convivemos atualmente. Ela tem origem da África, ela veio em um dos tripulantes do navio negreiro. Hoje atua no Brasil, causando vários problemas em nossa população. E um deles chega ser até o pior até que todos que existem: a morte. Um problema irreversível. E até hoje não encontraram uma cura absoluta para a extinção dessa doença. Só dizem o que devemos fazer para nos precaver.
Comentário de um dos Comentários acima.
Arthur concordo plena mente com sua opinião que se as pessoas se conceituar-se mais sobre as precauções que devem ser tomadas contra a dengue não haveria tantas mortes existentes.
E um alerta Arthur: Não querendo ser impertinente mais isso é uma postagem de um trabalho de recuperação e como tal merece ter mais atenção a ortografia e a linguagem usada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirColégio Estadual Duque de Caxias
ResponderExcluirPaulo Marcelo dos Santos Felisberto.
numero:33 turma:2002
Nós estamos no século XXI,mais parece que estamos nos fins dos tempo o que tem surgido de doenças,e nos não fazemos nada.Ao viajar nos trazermos vírus,eu sei que em todos lugares tem vírus mais podemos nos prevenir!
Comentario
Eu concordo com o Arthur e Ana
A dengue esta crescendo,porque a maioria do ser humano e um porco,e sabendo que algumas atitudes vão prejudicar eles continua fazendo!!!
Que as pessoas venham se precaver
CEDC
ResponderExcluirSUZANA OLIVEIRA DE SOUZA
TURMA 2004
NÚMERO:40
É possível afirmar que a emergência de novos patógenos não é novidade para o homem, que tem convivido com esta situação desde o início de seu processo evolutivo e, certamente, é possível antever que isto ocorrerá pelos anos que virão. Evidentemente, a situação atual tem características peculiares e preocupantes, entre elas:
Aumento da população (mais de 6 bilhões de pessoas);
Grandes movimentações destas populações, espontaneamente (viagens de lazer ou negócios) ou induzidas (guerras, secas e outros desastres ambientais);
c) Aumento das doenças pela maior exposição de grupos específicos a situações de risco, como institucionalizados (prisões, asilos para idosos, orfanatos, migrantes, escolas), populações de rua, condições precárias de moradia;
Mudanças ecológicas intensas e rápidas, relacionadas ao desenvolvimento econômico e industrial;
Diminuição do suporte social, aumento do desemprego, urbanização desorganizada.
COMENTÁRIO
Eu concordo com o Pulo Marcelo,que ao viajarmos a maioria das pessoas com estão de férias em lazer não se previnem das doenças pensando que porque estão em lugares lindos e diferentes não há muitas doenças prejudicias ,sendo que em todos os lugares a vírus e devemos se previnir.
C.E.D.E.C
ResponderExcluirJULIANA PEREIRA DE SOUZA
TURMA:2002 N°20
Com a globalização,a população sofre mudanças em diversas áreas de sua vida,o que interfere na criação de novas doenças desenvolvidas através de novos hábitos.
As principais causas das doenças emergentes são:
os grandes aglomerados urbanos,as correntes migratórias e as viagens internacionais,as mudanças tecnológicas e industriais,o desmatamento e o reflorestamento desordenados,a melhoria da qualidade de vida,a adaptação e mudanças microbianas.
Com a evolução tecnológica na área de saúde, esperava-se que doenças infecciosas transmissíveis, como dengue tivessem reduzida sua importância como causa de mortalidade da população.
Acredito que a população brasileira não está preparada para lidar com doenças emergentes e reemergentes.
Tendo em vista a falta de infraestrutura e maior preparo no incentivo á prevenção.
Não basta somente uma pessoa ter consciência e fazer o que é recomendado pelos agentes sanitários,é necessário um esforço por parte da população de forma geral.
A educação exerce grande influêcia no combate as doenças.
As pessoas estão crescendo sem educação porque, em geral as famílias não têm mais tempo para os filhos. E, por falta de tempo, não lhes ensinam: os valores da sociabilidade; o respeito mútuo; os valores do estudo; a disciplina física e mental; normas básicas de saúde preventiva e higiene.
A escola não pode ser responsabilizada unicamente pela educação da pessoa, já diz o ditado "educação vem de casa".
Nunca contrai nenhuma doença emergente nem reemergente.Minha irmã já teve dengue.
É um exemplo clássico da falta de prevenção da população,pois em minha residência foram tomadas todas as providências para evitar a proliferação do mosquito.Mas ao lado de minha residência há um terreno baldio e o dono não tomou as devidas precauções .
Sendo assim,fica evidente a necessidade de conscientização da pupulação e maior investimento do governo na educação preventiva da população,o governo deveria criar também punição áquelas pessoas que não tomam os devidos cuidados e acabam prejudicando a população de forma geral.
COMENTÁRIO
Arthur da Silva A. Rocha -- N° 3 -- T: 2002
Concordo com meu colega Arthur,no que diz respeito á colaboração da população na prevenção da dengue.Independentemente da classe social,todos devem colaborar para a prevenção da dengue.Tendo em vista que ela não escolhe classe social.Ricos ou pobres,todos são afetados da mesma forma e sofrem as mesmas consequencias.
bom eu sendo o primeiro a postar
ResponderExcluirEu concordo com alguns -citando o paulo que teve um destaque ao falar da população que simplismente são os principais causadores da doença A população precisa se conscientizar que o problema da dengue é de todos. a população deve se prevenir adotando pequenos costumes em casa, como evitar acúmulo de entulhos e lixos no quintal, pois ao contrário do que muitos imaginam o mosquito também reproduz em água suja.
CEDC
ResponderExcluirGabriel Cerqueira Pardo
Turma: 2004
N°13
Nós estamos na Globalização,onde milhares de pessoas viajam diareamente no mundo inteiro,trazendo doenças diferentes de um lugar para outro,para um ou mais países.Nós não estamos preparados para essas doenças,porque falta conhecimento,falta que as pessoas queiram...por exemplo:hoje em dia a população brasileira sabe oque é a dengue,mais a maioria das pessoas não ajuda a combater,as vezes a pessoa dexa entulhos,vazos e garrafas ou pneus com água acumulada....então eu axo q para combater as doenças basta a população querer.
COMENTÁRIO
Eu concordo com o Paulo, se a população querer nós consiguiremos nos previnir das doenças.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirColégio Estadual Duque de Caxias, Thaissa Assis de Limas, nº 42, turma 2002
ResponderExcluirDoenças emergentes e reemergentes são aquelas cuja incidência vem aumentando e ameaçando os humanos nas ultimas décadas.
As seis principais causas das doenças emergentes são:
1. Os grandes aglomerados urbanos
2. As correntes migratórias e as viagens internacionais
3. As mudanças tecnológicas e industriais
4. O desmatamento e o reflorestamento desordenado
5. A melhoria da qualidade de vida
6. A adaptação e mudanças microbianas
Ou seja, a globalização contribuiu bastante para que essas doenças evoluírem também.
No caso da Dengue poderíamos evitar o numero de vitimas, como: evitando água parada, tampando as caixas e água e etc. Porem a maioria não contribui com o movimento “Rio contra a Dengue”
COMENTÁRIO:
Aluno: Gabriel T: 2004
Concordo! No Brasil as pessoas não se previnem da Dengue que é uma doença bem conhecida por todos os estados, agora imagina as doenças de outros países.
Nós todos temos que abrir nossos olhos e ver que o mundo esta em processo de desenvolvimento e temos que se desenvolver junto com ele.
CEDC,Paulo Cesar de Carvalho nº 32 turma 2002
ResponderExcluirA globalização tem pontos positivos , mas , sem sempre é bem aceito e sem uma boa preparação acontecem coisas como as doenças emergentes , porque com a facilidade de fazer viagens e o aglomeração de pessoas em um mesmo lugar sem saneamento e outras coisas fundamentais , fazem com que essas doenças apareção . Conclusão eu acho eu no nosso país falta muita preparação em relação a esse assunto .
Eu concordo com a Thaissa da turma 2002 ,se as todos não colaborarem não adianta , porque se eu me previno contra a dengue , e meu vizinho não faz e tem um terreno cheio de focos da dengue não adianta.
Colégio Estadual Duque de Caxias
ResponderExcluirAllana Souza de Macedo
Turma: 2002
Número: 1
Acho que estamos preparados pra muitas doenças, mas em algumas ainda estamos falhos. A educação é fundamental com relação a prevenção e combate a doenças, nós podemos estudar e nos informar muito melhor se tivermos um alicerce no ambiente escolar, onde passamos boa parte de nossa vida. Felizmente, nunca contraí nenhuma doença emergente ou reemergente! É interessante o fato de existirem doenças reemergentes ou emergentes na parte em que elas podem ser doenças já vistas, mas que evoluíram, ou se modificaram provocando um novo tipo de doença, só que não acredito em uma evolução da espécie humana com essas doenças, penso que sempre precisaremos da prevenção ou de remédios para combatê-las, não haverá evolução fisicamente quando formos expostos a essas doenças, apenas precisaremos de proteção. E essa é minha opinião sobre uma evolução partindo de doenças emergentes reemergentes ou não.
Opinião sobre comentário da aluna Thaissa Assis, turma 2002.
Concordo com o post dela, principalmente em relação aos fatores que ela citou sobre as causas das doenças emergentes. Senti no post dela que ela quis falar sobre a força do povo para combater algumas doenças que podem ser evitadas, como a dengue que foi citada.
Colégio Estadual Duque de Caxias
ResponderExcluirKeila Eduarda / Nº: 22 / Turma: 2002
Bom, eu nunca contrai nenhuma doença emergente nem reemergente. Só que a minha prima e a minha tia tiverem dengue recentemente. A educação exerce grande influência no combate das doenças, incentivam bastante. A dengue é um exemplo de doença que convivemos atualmente, sim. Na minha opinião, nós não estamos preparados para essas doenças,porque não depende só de um, mas sim de todos!
-
Eu já discordo do Paulo! Ele disse: “A dengue está crescendo, porque a maioria do ser humano é porco” Tudo bem, que a maioria de nós deixa muito a desejar, mas eu acho que não é preciso ser mencionado que o ser humano é porco! Nós só devemos tomar certas precauções para nos prevenir desse vírus. Porque pode ser que a pessoa pode estar se precavendo, mas vamos dizer que outros não. Ai quer dizer que essa pessoa que faz o máximo para não ser contaminada, acaba se contaminando por descuido de outros próximos, e por ele ter pego o vírus, ele é porco? Por isso, é necessário ajuda de todos! Então, eu já acho que a dengue só contamina mais pessoas pelo fato de não se prevenirem, não por serem porcos!
CE Duque de Caxias
ResponderExcluirAluno: Renan Lucas Silva de Barros; nº36; Turma: 2002.
A proliferação de doenças são, na minha opinião, descuido e desleixo da sociedade mundial, pois as pessoas em geral sabem muito criticar as coisas, porém a grande maioria de nós não tomamos atitude para "virar esse jogo", devemos todos ter mais higiene e educação para que possamos cada vez mais ter inteligência para criar mais barreiras, proteção e prevenção às doenças.
Precisamos de mais sabedoria e cuidado no que fazemos pois em todos os lugares nós corremos rico de ser-mos infectados por vírus ou bactérias, pois vírus ou bactérias existem em todos os lugares já estudados, e temos então que ter um divino cuidado com tudo isso porque existem vírus e bactérias muito prejudiciais a nossa saúde, vírus e bactérias perigosos para todos nós.
Devemos mesmo é tomar atitude para prevenção à essas doenças, como a dengue, já citada nos posts acima, a dengue como uma doença reemergente é um fator da urbanização desordenada e degradação do meio ambiente, porque a sociedade está parecendo que a cada dia mais está desordenada, de modo que a educação está se apagando da sociedade em geral, as pessoas não tem mais respeito até consigo mesmas, pois continuam poluindo o meio ambiente, isto não só as pessoas de classe baixa ou média, mas também as pessoas de classe alta, todos nós precisamos mais melhorar nossas atitudes e nossa educação para que possamos nos proteger mais das doenças em geral seja emergente ou reemergente.
Pelo que me lembro eu nunca contraí nenhuma dessas doenças emergentes e reemergentes.
Achei este texto muito interessante e também esclarecedor para quem o ler, se todos fizermos nossa parte em cuidar de nosso planeta teremos muito resultado, mas tem que ser todas as pessoas em geral, isso seria cuidar de nós mesmos e das pessoas a nossa volta, se todos pensassem assim não teria tanta doença se proliferando.
COMENTÁRIO
Bom eu concordo com o Paulo Marcelo, parece mesmo que estamos no fim dos tempos, além disso né, em minha opinião, como já disse o Paulo Marcelo nós não estamos preparados para essas doenças, deveríamos nos prevenir mais por isso, como disse a Keila, todos temos que ajudar, porque não adianta um só se prevenir todo e as outras pessoas não ajudarem em nada, se for assim não teríamos resultado nenhum.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirColégio Estadual Duque de Caxias
ResponderExcluirMarcelle Pinheiro de Azevedo /Nº:31 / T: 2004
Devemos todos colaborar para o combate de doenças como Dengue, Aids e etc. A Educação e conscientização tem um papel fundamental nessa Luta. Com a globalização viajamos muito e deixamos de lado os cuidados,sem notarmos podemos contrair doenças e trazer para a região onde moramos. A medicina muitas vezes fica anos até encontrar a solução, causando assim até mortes.
Na minha opinião nosso país não é completamente preparado para combater certas doenças.
-
Eu concordo com a Keila, Educação em primeiro lugar, não basta uma pessoa fazer, esse é um problema de todo o mundo, todos temos que colaborar para o combate de doenças e vírus.
C.E. Duque de Caxias, Joseane santos da Silva, nº19, turma 2004
ResponderExcluirPara mim as doenças emergentes e reemergentes, são causadas por causa da população que só combate a doença quando ela esta matando as pessoas, é quando ela dá um tempo eles esquecem que pode voltar acontecer, é tem que esta sempre combatendo essas doenças, eu falo a mesmo coisa do governo só faz alguma coisa quando ta muito grave é isso que ta fazendo muitas pessoas morrerem. Na minha opinião tem que ta sempre preparado para esses tipos de doenças, é não espera ficar mais grave para toma providências.
-
Concordo com o Gabriel Cerqueira Pardo 2004, tem muitas pessoas que deixa de lado, não tem interesse em ajuda a combater essas doenças, por causa disso sempre volta acontecer.
CE Duque de Caxias, Mailon Figueiredo da Silva, n° 25, turma 2002
ResponderExcluirPenso que não podemos dizer se estamos preparados ou não para essas doenças, pois tendo como exemplo a dengue, eu posso tentar me preparar não ser contaminado, mas as pessoas que vivem ao meu redor não. O papel da educação é o por exemplo, escolas ensinarem aos alunos a prevenir a doença, como não deixar água parada, etc...
Acredito que sim as doenças (como no caso as emergentes) tem sim um papel na evolução da espécie humana, pois por exemplo, a Aids , ainda não se tem uma cura para esta doença, mas cientistas continuam a pesquisar a cura, ou pelo menos uma forma de deixa-la menos dolorosa. Mas, se um dia encontrarem a cura para esta doença, imagino q isto será um marco na evolução da espécie humana.
Concordo com a Thaissa Assis 2002, mas disconcordo do trecho: "...Ou seja, a globalização contribuiu bastante para que essas doenças evoluírem também...". Eu acho que a globalização não contribuiu para a proliferação de doenças, mas sim, o desleixo de algumas pessoas que fizeram parte da globalização.
Colégio estadual duque de caxias
ResponderExcluircaroline dos santos monteiro
n°10 turma:2002
Esse texto é muito bom para nós ficamos atentos nas doenças emergente e reemergentes,tem muita gente que não liga,para a dengue porque acha que uma bobeira mais na verdade ela mata.
concordo com o Paulo ás pessoas não fazem nada para evitar a dengue,se todo mundo fizesse sua parte o mundo seria bem melhor
Colégio Estadual Duque de Caxias, aluno Ruan Silva de Azevedo Raphael, nº39, turma 2002.
ResponderExcluirEu insisto, achando que a população deve sempre se informar mais, quando tais doenças surgem do modo como sempre surgem, inesperado e arrasador. E buscar as precauções. Porque qualquer tipo de doença é inevitavel, mas podemos evitar. E eu acho que é o melhor modo; Levarmos a sério e não nos descansarmos contanto a isso. Seriedade e responsabilidade por meio da população.
E eu concordo com a Caroline. A dengue como exemplo citado por ela, está matando, e em pensar que há precauções tão simples para evitá-la.
Colégio Estadual Duque de Caxias, aluno: Filipe Monteiro de Faria n°12, turma: 2002
ResponderExcluirMesmo vivendo numa época de globalização,tendo a internet para saber oque está acontecendo em qualquer parte do mundo.Vivemos como se estivéssemos no século passado.Vemos pessoas morrendo por doenças,como dengue(causada por uma simples e "terrível" mordida de mosquito).Acho que a culpa é tanto do povo como dos governantes.Para evitar tais doenças devemos é nos conscientizar e nos educar.
Eu concordo com a Gabriel quando ele diz que estamos na globalização,onde pessoas viajam diariamente no mundo inteiro,trazendo doenças...Mas,discordo quando ele diz que falta conhecimento.Conhecimento as pessoas tem sim,o que falta é a conscientização e principalmente educação.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCEDC
ResponderExcluirCarolline Cristine da Silva Braga
Turma : 2004 n°:8
Bom , estamos em pleno século XXI,século em que ja foram feitas varias descobertas na tecnologia, etc , mas quando se trata das doenças , estamos sempre atrasados . Eu concordo plenamente com o comentário da Joseane santos da Silva , ao falar que só vamos pensar em combater as doenças quando ela já esta de fato matando um monte de pessoas e depois esquecemos completamente dela.Um exemplo de doença é a dengue , ela sempre aparece no mesmo período do ano , e as autoridades só vão se preocupar em combate- la e conscientizar quando já esta matando grande parte da população . O aumento das mortes pela dengue tambem é culpa da população , que já esta cansada de saber que dengue mata e mesmo assim não fazem nada para reverter essa situação
C.E.Duque de Caxias
ResponderExcluirLucas Cruz Rangel,n:24,turma:2004
O artigo discute a emergência do conceito
d e d o e n ç a s i n f e c c i o s a s eme r g e n t e s. Os conceito de doenças emergentes e reemergentes, os fatores relacionados à emergência das doenças infecciosas e as principais
ocorrências no Brasil. Por fim, são abordados os desafios colocados pela emergência e
reemergência das doenças infecciosas, e propostas para o seu enfrentamento.
concordo com CAROLINE, o almento de mortes por conta dengue a cada ano esta almentando. por conta de um país que deixa a desejar guando o assunto é saúde , em relação a outros países que estão avançado não só na tecnológia mais principalmente na prevenção de doenças.
Colegio Estadual Duque de Caxias
ResponderExcluirAluna:Taisa Silva
Turma: 2004 Nº: 41
Comentário: Bom, hoje em dia, existe várias doenças pelas quais também existem muitas prevenções, por exemplo no caso da dengue: Se todos fazer, nossa parte, nao deixando agua parada... o índice de morte de doenças causadas pelo mosquito da dengue irá diminuir.
Mas, existem várias doenças emergentes que levam a morte como diz o texto ex: o ''virus da raiva''.
Isso é mais uma alerta para todos nós, pois o mundo está ''evoluindo'', e as doenças também. E devemos estar atentos nessas coisas, cuidando da nossa saúde.
Eu concordo com a Carolline, ''O mundo está atento em tantas descobertas, mas quando se trata das doenças estamos atrasados''.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirC.E.DUQUE DE CAXIAS
ResponderExcluirALUNA:DENISE
Nº10,TURMA:2004
EU ACHO QUE NÓS MESMO SOMOS CULPADOS POIS SE CADA UM FAZER A NOSSA PARTI DIMINUIRA AS DOENÇAS COMO A DENGUE.
EU CONCORDO COM A TAISA DEVEMOS ESTA ATENTOS NESSAS COISAS,CUIDANDO DA NOSSA SAÚDE.
Aluna:Tamires Rodrigues
ResponderExcluirTurma: 2004
Número: 43
As doenças emergentes são as que não existiam e passou a existir, como a aids que surgiu a muito tempo. Já as reemergentes são aquelas que já existiam e que por um descuido da saúde publíca se tornou uma epidemia por exemplo a dengue, por isso existe as vacinações para combater essa doença antes que vire um epidemia.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiraluno:lucas santos
ResponderExcluirturma:2004
n°29
com essas doenças extremamente urgentes nesse mundo em que vivemos,cada vez ha mais facilidade de se contaminar.mesmo com esse avanço tecnologi com o descobrimentos da cura e tratamentos para essa doenças a saude publica nao ajuda com o contrubuimento dessas soluçoes.Nao ajuda nos hospitais com aparelhos,lugars onde as pessoas que foram contaminadas com essa doenças para se tratar e por isso muitas pessoas morrem por conta desse descuido da saude publica .
por isso as pessoas tenque tomar muitos cuidados com a gripe,febre,aids e etc.