Mutações causadas por radiações podem ser hereditárias
A exposição a radiações causa mutações genéticas que podem ser hereditárias até à terceira geração. Esta é a conclusão de uma experiência realizada em ratinhos de laboratório sujeitos a altas doses de raios X.
O estudo, publicado esta terça-feira na revista da Academia Nacional das Ciências, é o primeiro a demonstrar, de forma sistemática, a passagem de mutações causadas por radiação de geração em geração, segundo afirmam os peritos.
Os resultados da experiência indicam que as alterações genéticas adquiridas por exposição a radiações podem ser herdadas por filhos e netos, mas os investigadores sublinham que as mutações são subtis, sem efeitos comprovados na saúde.
Estudos anteriores não tinham detectado mutações herdadas entre famílias humanas expostas a altos níveis de radiação, como as de Hiroshima, Japão, alvo do primeiro ataque com bomba atómica, e as de Chernobyl, palco do maior acidente de sempre com uma central nuclear.
Richard Setlow, biofísico do Laboratório Nacional Brookhaven, reviu o estudo e considerou as descobertas significativas, pois provam pela primeira vez que as mutações causadas por radiação podem ser herdadas nos mamíferos.
O perito considera que «este estudo vai abrir caminho a mais experiências para responder a questões» sobre mutações herdadas causadas por radiação.
Yuri Dubrova, da Universidade de Leicester, conduziu os investigadores que expuseram um grupo de ratinhos machos de duas raças diferentes a neutrões e a raios X. Em seguida, deixaram que os animais se reproduzissem com parceiras não expostas e analisaram o grau de mutação dos descendentes.
Os filhos e os netos dos ratos machos expostos revelaram alterações no ADN, numa variação mais elevada do que as mutações que naturalmente ocorrem de geração em geração entre ratos não expostos.
Os investigadores realçam que as mudanças genéticas herdadas são subtis e envolvem ADN sem «qualquer função aparente», mas os peritos dizem que esta descoberta é preocupante devido ao possível aumento do risco de cancro e outras doenças.
Setlow referiu mesmo que os cientistas nunca identificaram uma mutação herdada entre as famílias dos sobreviventes de Hiroshima, mas «isso não significa que elas nunca tenham existido», explicando que a variabilidade genética entre as pessoas é muito maior do que a existente entre os ratinhos usados na experiência.
O investigador disse ainda que a sequência do mapa da estrutura genética deverá permitir aos cientistas detectarem mutações herdadas que anteriormente não eram tão óbvias.
Disponível em http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=720816&page=-1
Acessado em abril de 2011
CEDC, Ciep89, CESB, Adila, Professora de Biologia, turmas de 1º, 2º e 3º anos
ResponderExcluirdo ensino médio.
Acreditava-se que as mutações não passavam de uuma geração para outra, mas os estudos mostram que isso pode acontecer. No Japão a situação é muito preocupante já que o desastre ambiental que causou vazamentos na usina de Fukushima, liberou no meio ambiente grande quantidade de radiação. Será que a populaação japonesa terá mais mutações que os demaiis povos? Que mutações seriam estas? Será que veremos o surgimento dos X Men de verdade? Vamos começar por ai?
Professora pra quem ficou de recuperação ou não fez a prova.Cade o exercicio que a senhora disse ?
ResponderExcluirYasmim 3003
Não disse que ia ter exercício...a recuperação é a postagem no blog. Leia as normas de postagem.
ResponderExcluirabçs
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirC.E.D.C
ResponderExcluirThays da Silva Barbosa ,número:43,Turma:3003
Conclui que mutações também saõ causadas por radiações,e podem chegar até a terceira geraçaõ ,experimento feitos em ratos concluiu as pesquisas ,não pode ser feita em humanos devido as altas doses de radiações.
No Japaõ o risco é mais alto devido ao vazamento da usina de Fukuoshima alimentos foram suspensos de supermercados e importações por causa de produtos contaminados,moradores proxima a região da usina tiveraõ que sair de suas casas.
C.E.D.C
ResponderExcluirThays da Silva Barbosa ,número:43,turma:3003
professora naõ fiz o comentario do colega porque ate o momento q eu estiver no site naõ tinha .
abçs
Stefani Alves de Oliveira número:36 Turma:3001
ResponderExcluirAs mutações podem ser geneticamente hereditárias sim os estudos conprovam que os ratinhossofreram mutações em seu ADN Mais assa mutações não são tão visiveis nos humanos mas isso nao quer diser
q elas nao existam
Essas mutações podem chegar ate a Terceira geração. O Japão e Um dos paises mais afetedos pelas radioções consequntemente la e um dos mas afetados pelas Mutações .
Thays 3003:
No japao o riscoe mas alto sim pelas usinas nucleares que existem e tambem pelas mutações no ADN e asaltoridades se proocupan pelo fato de surgirem novas doenças
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirC.E.D.C
ResponderExcluirDaniel Vianna número:13 Turma:3003
Sim pelo fato de ter muita radiação e muitos não tem como escapa disso.Radiação nuclear pode causar de queimaduras a câncer.Não tenho certeza que vai ter os novos "x men" mais a situação do Japão e bem critica.
C.E.D.C
ResponderExcluirGabriel klisman; Nº:13;Turma:3002
Certamente essas mutações podem passar de geração em geração como infecção cruzada(de mãe para filho)a radiação lesiona uma importante glândula ,a tiróide o que ocasiona o mau funcinamento do metabolismo(causa hipotireoidismo) ,podendo esta mulher estar gestante e ocasionando varias doenças para seu filho ,por ex: a doença de Rashimoto ,é uma doença que causa deficiência no desenvolvimento mental e físico do feto.Por isso que concordo com o Daniel.
C.E.D.C
ResponderExcluirVICTOR LUIS DE OLIVEIRA NUMERO:41 TURMA:3001
Embora não seja comprovada cientificamente,as
radiações que as pessoas possam está exposta, tende ser hereditárias porque podem ficar no ADN,e por isso possa ser passado de geração em geração como aconteceu com os ratinhos exposto na experiência.
NO JAPÃO onde ocorre um alto indíce de radiação por causa da usina de FUKUSHIMA a uma peocupaçao com os individuos expostos pois houve uma grande quantidade de radiações no meio ambiente.Mas não acho que isso possa ocorrer e que nenhum ser humano vai ser transforma em mosntro por causa disso ,o que pode ocorrer são algumas doenças como de queimaduras graves a câncer.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirC.E.D.C
ResponderExcluirTaíse Cristine Costa da Silva, Nº:32, Turma:3002
acredito nas causas de mutações causadas por radiações que podem ser hereditárias, o próprio Japão citado no texto foi a prova que isso existe, com a bomba de Hiroshima, muitas pessoas sofreram, e sofrem por isso, muitas pessoas morreram, pegaram doenças, e até hoje em dia, as mulheres que tem seus filhos mesmo sendo 66 anos atras, elas ainda geram filhos afetados por essas radiaçoes,seus filhos nascem com falta de cabelos,com problemas nos membros superiores e inferiores do corpo.
Vitor Luis , Nº:41 Turma: 3001
Concordo com ele, apesar de não terem comprovado as radiações, acredito podem ficar no ADN das pessoas e assim passar seus efeitos por várias gerações.
C.E.D.C
ResponderExcluirPaola Rayane Mello De Souza, Nº:33, Turma: 3003
Entende-se, que nada ficou comprovado, porém esse não seria o momento de ''relaxamento'' pois a população japonesa corre um grande risco de contaminação, ja que aconteceu uma experiência com os ratinhos onde houve contaminação de radiação e acredito eu que não haverá nenhum tipo de X-Men.
Concordo com à Taise, pois a radiação é hereditária, sabendo-se que pode passar por gerações assim como diz o texto.
C.E.D.C Larissa Sampaio - N° 26 - Turma:3001
ResponderExcluirA mutação cientifica causada por radiações embora não seja comprovada em seres humanos, acredito que podem ser hereditários, igualmente ao caso dos ratos porque envolvem o ADN. O Japão foi alvo do desastre ambiental na usina de Fukushima, mas nunca identificaram uma mutação entre as familias dos sobreviventes, com isto concluo que pode haver sim uma mutação,porém nada mais agravante que doenças.
C.E.D.C
Paola Rayane Mello De Souza, Nº:33, Turma: 3003
Concordo com a afirmação acima pois creio que não haverá um suposto X-Men.
Colégio Estadual Duque de Caxias , Aron Nunes , n° 7, turma :3001.
ResponderExcluirO texto diz que mutações causadas por radiação pode ser hereditária ou não , sendo assim não necessariamente passará de pai para filho , foi comprovada em mamíferos e como nós somos mamiferos ,então o ser humano que for afetado por radiação poderá sim ter uma mutação passada até a sua terceira geração.
O último acidente causado por radiação foi na usina de Fukushima situada no Japão, resta então nós esperarmos os estudos para poder comprovar se essas pessoas que foram atingidas pela radiação terão mutação causada pela radiação até sua 3° geração.
Acho que não será nenhum caso de x-mem.
Concordo com a Paola Rayane, não é o momento para a população japonesa relaxar,ja que houve comprovação com os ratinhos e ja que algumas pessoas foram atingidas com radiação ,agora é hora de correr contra o tempo,para uma possivel cura.
C.E.D.C Adrielle moreira costa Nº1 Turma:3001
ResponderExcluirSabemos que a radiação é bastante perigoosa para nosaa saúde,pois ela causa mutação genética que passa de geração em geração inclusivel estido apontam que as mutações causado por radiação podem ser Herdadas por Mamíferos.
Concordo com o Arom,porque a radiação pode ser Hereditaria ou não.
C.E.D.C
ResponderExcluirRodrigo César; Nº: 28; Turma: 3002
Com certeza a radiação é muito perigosa, mas isso de ser hereditária, não é comprovado. Só fizeram testes em ratos. Creio que isso não aconteça com os seres humanos. O que reforça minha tese, é que mesmo depois da bomba de Hiroshima, alguns que ficaram expostos à radiação e sobreviveram desenvolveram doenças, que não passaram para as outras gerações.
Está bem claro que dessa vez tiveram avanços no estudo, pelo fato dos ratos herdarem as doenças, mas isso não quer dizer que vá acontecer com os seres humanos. Isso só o tempo e os cientistas dirão.
C.E.D.C Adrielle moreira costa Nº1 Turma:3001
Discordo da Adrielle, pois como está escrito no texto, "A exposição a radiações causa mutações genéticas que podem ser hereditárias até à terceira geração.",ou seja, podem ser herdadas, não há nada comprovado.
C.E.D.C
ResponderExcluirVanessa do espírito santo marinho , N° 38 , Turma : 3002
Acredito sim que isso possa ser um fato verídico , que as mutações passam de geração á geração , mas como no texto mesmo fala não é comprovado ainda nos seres humanos , intaum ainda assim fica uma grande dúvida e preocupação em relação a isso , ainda mais no japão por causa do acidente na usina nuclear , o risco de contaminação lá é muito grande .
Discordo do Rodrigo , pois o fato de não terem descoberto nenhuma mutação nos infectados de Hiroshima não quer dizer que elas não tenham acontecido .
C.E.D.C
ResponderExcluirandressa de oliveira tralli n 04 t:3002
certamente esse fato pode se conciderado verdadeiro ,acontece uma alteraçlâo no DNA das pessoas que conseguio sobreviver a radiaçâo :por isso acontece a mutaçâo que vai passando de geraçâo a geraçâo,
Neste texto contém muitos erros ortográficos!
ResponderExcluirCEDC.
ResponderExcluirSimone Lira Brandão de Barros.
Turma: 3002.
N: 30.
Bom, na minha opinião, as alterações genéticas, e essas chamadas "mutações" podem sim passar de geração de geração, apesar de não ser uma coisa muito confirmada, como já foi citado no texto, mas acho exagero isso de X-man, não acredito que possa haver isso de mutação ou seja la como se pode chamar. Muitas coisas são passadas de geração em geração, porque com essas alterações não poderia acontecer o mesmo?
Concordo com a Larissa Sampaio. Que pode até ter em Seres Humanos, mas nada tão grave assim, nada muito mais do que doenças.
CEDC
ResponderExcluirDaniela Klem Ribeiro N° 09 Turma: 3002
Conclui-se que pode acontecer sim mutações genéticas, causadas por radiações, e que podem ser hereditárias até a terceira geração.
Pode até ser que a população japonesa tenha mais mutações que os demais povos por conta da bomba de Hiroshima, mas não é nada confirmado, como o texto acima mesmo nos mostra "Estudos anteriores não tinham detectado mutações herdadas entre famílias humanas expostas a alto níveis de radiação, como a de Hiroshima...".
Discordo da Simone, pois existe sim mutações, só não foram confirmados no caso da bomba de Hiroshima, e outros acidentes envolvendo radiações.
victor luis numero:41 turma:3001
ResponderExcluirConcordo com a larissa sampaio eu acho que pode ter em seres humanos mas nada mas grave que as doenças pois acho que não vai ter nenhum x-mem.
C.E.D.C.
ResponderExcluirAluna : Taynara Dutra Moreira
Nº 34
Turma : 3002
Bom , que as mutaçoes são hereditárias isso é comprovado , mais em RATOS .Como explica o texto , estudos anteriores não tinham detectado mutações herdadas entre famílias humanas expostas a altos níveis de radiação as mutações são subtis, sem efeitos comprovados na saúde. Até agora sabemos que essas exposições há altos niveis de radiação desencadeia uma série de doenças câncerígenas , mais nada tão grave ao ponto de se dizer que essa anormalidade se transformará em mutaçoes como citado de ''X-men de verdade'' .
Concordo com a Simone Lira b. , não desencadeará nada há mais que doenças .
CEDC- Gabriela Santos de Melo
ResponderExcluirTurma; 3002
N° 14
Como a grande maioria dos estudos e experiências , foi feito primeiro em animais , e eu acredito sim na veracidade do texto.A cada estudo , uma novidade surge , e sobre esse texto acredito que mesmo essas mutações sendo sutis elas podem sim ser hereditárias . Realmente é estranho o fato de não ter sido encontrado nenhuma mutação nos sobreviventes de Hiroshima , o próprio texto nos mostra essa aparente "contradição" , porém ele mesmo nos esclarece. Os ratos são sim diferentes dos seres humanos , porém , eu concordo com a Simone ao relatar que tantas coisas são hereditárias , essas mutações provavelmente também são , mesmo que sejam sutis , nada muito grave , mas acredito que são. Porém , como o Rodrigo disse , isso somente o tempo e os cientistas dirão .
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCEDC
ResponderExcluirThiago Silva.
N° 36
Turma: 3002
acredito que esse fato pode ser considerado verdadeiro, e as alteraçoes geneticas chamadas de ( mutações )
podem sim passar de geração para geração mesmo não sendo um fato confirmado.
Acontece uma alteração no DNA das pessoas que conseguiram sobreviver a radiação por isso acho que a mutação passa sim de geração para geração .Mas é importante enfatizar que não há nenhuma doença específica ligada aos efeitos tardios da radiação. O que se verifica é um almento da incidência de certas doenças em relação à incidência normal.
Eu concordo com a Simone Lira . e concordo também com a Larrisa Sampaio que pode ate acontecer em seres humanos mas nada muito grave.
Colégio Estadual Duque de Caxias
ResponderExcluirNome: Monica Silva de Souza, Nº:32 ,Turma: 3001
As mutações causadas por radiações podem ser hereditárias, pois quando uma pessoa recebe uma radiação,as células pode se danifica e afetar o material genético (DNA).Se a radiação pode causar tudo isso em uma pessoa, além das doenças graves, pode ocorrer de seus descendentes (filhos e netos) herdarem.
thays,3003
Eu concordo com ela , porque com o vazamento radioativo na usina de Fukushima no japão, pode haver um grande risco de contaminação pela a radiação da usina, e acarretar em grandes problemas de saúde para a população japonesa.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirC.E.D.C
ResponderExcluirAluna: Cássia Rodrigues de Souza
Turma: 3002 nº 07
Bom na minha opnião o texto foi um pouco exagerado em relação as mutações porque as provas que segundo os pesquisadores deram foi em experiencias com RATOS e não em seres humanos no minímo eles tinham que ter uma prova mas concreta, claro que os ratos também são seres, mas não tão importante do que nos seres humanos. Também não concordei em relação a existência de X-mem no minímo as mutações iriam causar doenças.
Comentário Taynara Dutra. T: 3002
Concordo com a Taynara, pois não tem nada haver o ponto de vista do texto dizer da existencia de x-men pois não tem nada ainda comprovado.
Colégio Estadual Duque de Caxias
ResponderExcluirAluno: Johnny da Silva Costa
N°: 25
Turma: 3001
Antigamente se pensava que as mutações causadas por exposição à radiação, não era hereditária, mas graças ao biofísico Richard Setlow que reviu pesquisas feitas em ratos, descobrimos que as mutações em mamíferos são hereditárias sim, mas não ao ponto de serem detectadas com facilidades, pois são muito minúsculas as alterações que ocorrem nos filhos ou netos das pessoas infectadas. As alterações são visíveis na estrutura do ADN, mas essas alterações não alteram na saúde. Mas será que um dia as mutações dessas gerações poderão ser visíveis ao olho nu?
Concordo com o Vitor Luis, não acredito que as pessoas poderão se transformar em monstros ou algo do tipo, acredito que as alterações podem vir a virar câncer ou até mesmo deficiências.
Colégio Estadual Duque de Caxias
ResponderExcluirJean dos santos Albertino - N°20 - Turma:3001
Eu cheguei a conclusão que a mutação será hereditária quando atingir uma estrutura gamética ou qualquer órgão que venha contribuir para a formação da geração descendente. Uma mutação somática poderá ser transmitida de geração após geração, quando a espécie se funde com algum processo que permita a multiplicação ,os resultados indicam que as alterações genéticas assim adquiridas podem ser herdadas por filhos e netos , Estudos anteriores não tinham detectado mutações herdadas entre famílias humanas expostas a altos níveis de radiação, como as de Hiroshima. No Japão, alvo do primeiro ataque com bomba atómica, e as de Chernobil, palco do maior acidente de sempre com uma central nuclear.
Eu concordo com johnny porque as pessoas com o decorrer dos anos veio descobri que as mutações são hereditárias sim , e não são facil de se encontrar e não prejudicam nossa saúde.
CEDC, Alline Santos Fernandes Marcello, Turma:3003, Numero:02.
ResponderExcluirEsse estudo feito com ratinho de laboratório, foi importante para termos um base ate aonde pode a radiação pode atingir os mamiferos(apesar de não ser um confirmação).
Podemos entender que a variação genética entre os seres humanos e muito maior do que ocorre nos ratinhos, temos também mais um beneficio para a ciência, visto que anteriormente não era possivel detectarem mutações herdades no mapa da estrutura genética.
Concordo;Simone Brandão de Barros, Turma: 3002, Nuemro:30 .
Concordo com ela quando ela diz que "...a mutação pode ser passando de geração apesar de não ser uma coisa muito confirmada..."
Colégio Estadual Duque de Caxias
ResponderExcluirAluno: Leonardo Antonio silva numero: 22
turma: 3002
Em minha opinião mutações deste tipo só poderá ocorrer se houver muitos cruzamentos genéticos de elementos expostos a estes níveis elevados de radiação, devera haver muitos elementos contaminados em uma mesma área, porém quanto menos matérias genéticos sem anomalias forem cruzadas diminuíram estas probabilidades de contaminação, ou seja, elementos sadios cruzando com contaminados poderia haver alterações em seus descendentes, mais se seus descendentes cruzarem novamente com elementos sadios irão aumentar a variabilidade genética impedindo que estes anomalias em seus DNA venham a se recombinar evitando assim novas mutações genéticas.
Colégio Estadual Duque de Caxias
ResponderExcluirAluna: Érica Silva da Luz nº 16
Turma: 3001
Mutação hereditária ocasionada pelo nível elevado de radiação é possível sim, e bem mais prejudicial para o ser gerado, pois a radiação altera seu material genético, ou seja, pode danificar e/ou alterar células de reprodução, causando células mutantes (com anomalias), fazendo com que o material genético se reproduza de maneira incorreta. A exposição a níveis elevados de radiação não causa danos visíveis. O teste com os ratinhos pode ser considerável para mamíferos, porem a células dos ratinhos são “diferentes” produzidas com mais rapidez, portanto no ser humano pode ser mais retardada a mutação.
Concordo em partes com Leonardo Antonio Silva, pois o cruzamento genético de expostos à radiação pode acarretar no aumento da mutação, entretanto não há como comprovar que cruzando o material genético com anomalias e material genético sadio diminua as chances de ter mutação. Essa “variabilidade genética” pode causar irregularidade na evolução, pode gerar algo bem mais prejudicial.
C.E.D.C, Aluna: Sheila Oliveira , nº 39,Turma:3003
ResponderExcluirSim , pois foi confirmada em estudo que as mutações causadas por radiação podem ser herdadas nos mamíferos.E preocupante pois gera muitas doenças.
Concordo;Simone Brandão
Concordo com o assunto sobre o x-mem ," mas acho exagero isso de X-man, não acredito que possa haver isso de mutação ou seja la como se pode chamar"
C.E.D.C, Aluna: Suellen Felisberto dos Santos , nº 31,Turma:3002
ResponderExcluirAs mutações são passada de geração para geração e as radiação é mais comum acontecer em mamíferos.
Concordo com a Érica , pois a mutação é hereditária e radição altera a célula de reprodução .